O direito previdenciário da aposentadoria por invalidez está assegurado aos trabalhadores que não podem continuar exercendo suas atividades laborais, seja por causa de doenças ou incapacidades.
É importante esclarecer que o benefício atende, exclusivamente, os segurados que possuem alguma incapacidade permanente. Dessa forma, eles são impedidos de exercer qualquer atividade laboral.
Assim, para ter o pagamento da aposentadoria por invalidez será necessário comprovar a incapacidade através de uma perícia médica. Esse processo é realizado no próprio INSS, Instituto Nacional do Seguro Social. Com isso, o trabalhador vai receber o benefício ao longo de todo o período em que a incapacidade persistir.
A liberação do benefício depende de uma abordagem criteriosa, que vai avaliar a documentação médica. Assim, esse processo deve incluir a apresentação de laudos, como também de exames e relatórios com o objetivo de comprovar a incapacidade permanente para o trabalho, caso o trabalhador possua doenças que permitem o acesso a aposentadoria por invalidez em 2024.
É preciso esclarecer que antes do trabalhador ser considerado inválido, o segurado deve inicialmente receber o Auxílio Doença. Essa situação será reavaliada periodicamente através de perícias médicas e, se a incapacidade for confirmada, o segurado deverá se aposentar.
O acesso a aposentadoria por invalidez requer, além de comprovar a incapacidade, que o segurado atenda a uma série de requisitos, como apresentar uma carência de 12 contribuições mensais consecutivas.
Passos para solicitar a aposentadoria por invalidez
Realizar a solicitação é simples e pode ser feito online. Assim, se deseja fazer a solicitação da aposentadoria por invalidez entre no Meu INSS e clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”, depois, selecione o serviço desejado.
Quando finalizar a solicitação, para acompanhar o pedido e receber a resposta do seu processo entre novamente no Meu INSS e clique em “Consultar Pedidos”. Depois, busque o seu processo na lista e clique em “Detalhar’.