A aposentadoria especial é um benefício previdenciário em que o tempo de contribuição pode ser reduzido. Essa diminuição vai depender de alguns fatores, como o trabalhador ter exercido, de maneira habitual e permanente, trabalhos que podem ser consideradas nocivos à saúde.
É importante esclarecer que será a Perícia Médica Federal que vai avaliar as condições do trabalho para determinar se será reduzido o tempo de contribuição necessário para que haja a aprovação do benefício. Dessa forma, atividades com exposição contínua a agentes químicos podem ser enquadradas, por exemplo.
Para solicitar esse tipo de benefício é preciso estar atento a um detalhe importante. Quando a pessoa que deseja a aposentadoria especial entrar no aplicativo Meu INSS, ela deve solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição. Será durante a análise que os profissionais da Previdência Social vão enquadrar a aposentadoria especial, caso seja confirmada uma atividade considerada redutora.
Para realizar o pedido acesse este link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao. É importante que a pessoa também esteja atenta aos documentos necessários para solicitar a aposentadoria.
Dessa forma, a documentação deverá ser anexada no aplicativo Meu INSS, durante o ato do requerimento. Assim, é necessário apresentar os documentos pessoais (RG E CPF), como também carteiras de trabalho, comprovante de residência, carnês de contribuição e o PPP (Perfil Previdenciário Profissional).
Documento necessário para conseguir a aposentadoria especial
O PPP, Perfil Profissiográfico, é um documento necessário para ter direito à aposentadoria especial. Dessa forma, caso não tenha ele será impossível avaliar as condições do trabalho desempenhado pelo requerente.
Por isso, o Perfil Profissiográfico Profissional vai apresentar todos os dados administrativos, além de quaisquer registros da relação entre empresa e empregado. Através dele, será possível observar todas as condições sobre ambiente de trabalho, segurança e também sobre o nível de periculosidade a que o trabalhador estava exposto.