Apesar da popularidade do WhatsApp no Brasil, em outras partes do mundo há aplicativos semelhantes que são mais utilizados.
Existem diversos aplicativos de mensagens, e a preferência dos usuários reflete as particularidades culturais e tecnológicas de cada país. Assim, é possível observar que ocorre uma conexão entre tecnologia e a cultura do lugar, bem como as necessidades específicas de comunicação dos usuários.
Dessa forma, ao contrário do que acontece no Brasil, há um país em que o uso do WhatsApp não é popular entre os habitantes. Mesmo o mensageiro sendo o preferido no Brasil, e em outros países, no caso do Japão o LINE é o aplicativo de mensagens mais popular.
Entre as vantagens oferecidas, o aplicativo suporta sistemas operacionais como macOS e Windows, ampliando sua acessibilidade.
No Japão, o LINE correspondeu às necessidades específicas dos habitantes, criando assim uma base de usuários leais. Por isso, eles optam por continuar usando a plataforma para manter suas comunicações em um canal consolidado.
LINE é o aplicativo de mensagens preferido do Japão
Ao invés de utilizar o WhatsApp, como outros países do mundo, os japoneses optaram por uma solução local para atender melhor às suas necessidades.
Assim, não se trata apenas de uma questão de preferência, mas também reflete uma adaptação à realidade social e tecnológica do país. O app LINE foi lançado em 2011, após o Japão ter enfrentado desastres naturais que comprometeram as comunicações tradicionais do país.
Observando essa emergência, a nação percebeu a necessidade de um sistema robusto que operasse via internet, possibilitando comunicações sem o custo das tarifas telefônicas.
Assim, diferente do WhatsApp, que na época ainda não oferecia o recurso que possibilita chamadas de voz, o LINE disponibilizou imediatamente essa função.
Além disso, com o passar do tempo, o LINE ainda expandiu suas funcionalidades transformou-se em um superapp. Assim, ele passou a integrar serviços como notícias, rede social, jogos e até consultas médicas online.