O Maranhão está passando por uma transformação significativa na televisão com a transição para a antena digital. Cerca de 130 mil famílias em 148 municípios estão recebendo gratuitamente kits de parabólica digital, destinados aos inscritos em programas sociais.
A organização Siga Antenado, uma entidade não governamental, lidera essa iniciativa. Além de melhorar a qualidade do sinal de televisão, essa mudança representa um avanço importante para a inclusão digital e o acesso à informação para milhares de famílias maranhenses.
Entenda a mudança para antena digital
A substituição das antenas tradicionais é essencial devido ao desligamento iminente das frequências antigas e às interferências previstas com a tecnologia 5G. A nova frequência do 5G pode causar problemas como chuviscos e travamentos na imagem, impactando negativamente a experiência televisiva.
Assim, a parabólica digital promete eliminar esses inconvenientes técnicos, melhorando dramaticamente a qualidade de imagem e som. Portanto, os usuários terão acesso a mais de 80 canais, incluindo opções regionais, totalmente gratuitos e com sintonização automática.
Como ter seu kit e o que ele melhora
Os kits estão disponíveis para famílias inscritas em programas do Governo Federal através do CadÚnico. Assim, os interessados devem verificar sua elegibilidade e podem solicitar o kit pelo telefone 0800 729 2404 ou através do site da Siga Antenado.
“A nova tecnologia não apenas resolve questões técnicas iminentes mas também aprimora consideravelmente a qualidade do serviço de transmissão, sem custos adicionais para o usuário”, declara Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado. Essa iniciativa visa garantir que todas as famílias beneficiadas possam desfrutar de uma experiência televisiva superior, sem enfrentar problemas de sinal.
Essa transformação televisiva no Maranhão é um passo significativo para garantir que mais pessoas tenham acesso a uma televisão de qualidade, promovendo maior integração social e acesso à informação. Por fim, com a chegada da antena digital, espera-se que a vida de milhares de famílias maranhenses seja positivamente impactada, proporcionando um acesso mais amplo e qualificado aos meios de comunicação.