O Bolsa Família contribui no combate à pobreza realizando pagamentos mensais para famílias de baixa renda. Para isso, o programa exige que as famílias atendam a dois critérios.
As famílias em situações de vulnerabilidade social precisam realizar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e aguardar a análise de um sistema informatizado, que deve avaliar todas as regras do benefício. Além disso, é necessário atender a principal regra, que estabelece a “renda mensal por pessoa”.
Assim, o programa vai avaliar o quanto você e sua família ganham por mês, dividido pelo número de pessoas da família. Para ter direito ao pagamento do Bolsa Família é necessário que a renda mensal por pessoa seja de até R$ 218 (situação de pobreza).
Caso atenda a esses dois critérios a entrada no programa Bolsa Família pode acontecer. A família pode receber o benefício mesmo se tiver alguém que trabalhe com carteira assinada, seja Microempreendedor Individual (MEI) ou possua alguma outra renda, desde que esteja cadastrada e se encaixe no limite de renda.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em abril
Os pagamentos serão realizados pela Caixa Econômica Federal nos últimos 10 dias úteis do mês, segundo o último dígito do NIS, Número de Identificação Social, do responsável familiar. Confira quando recebe em abril:
- Beneficiários com o final do NIS: 1 – 17 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 2 – 18 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 3 – 19 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 4 – 22 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 5 – 23 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 6 – 24 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 7 – 25 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 8 – 26 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 9 – 29 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 0 – 30 de abril