O Bolsa Família, um dos principais programas sociais do Brasil, oferece assistência financeira a milhares de famílias. Para se manter elegível, é fundamental estar inscrito e manter os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Famílias que não cumprirem esses requisitos correm o risco de ter o benefício bloqueado ou cancelado.
Nova lista de excluídos do Bolsa Família disponível
Os dados do CadÚnico são essenciais para identificar a situação e as necessidades das famílias de baixa renda. Além do Bolsa Família, esse cadastro dá acesso a auxílios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a tarifa social de energia. É importante atualizar os dados a cada dois anos para continuar recebendo esses benefícios.
As famílias que precisam atualizar seus dados serão notificadas por mensagem nos aplicativos “Cadastro Único”, “Caixa Tem” e nos extratos de pagamento dos benefícios. Após a notificação, o beneficiário deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao setor de gestão do CadÚnico na prefeitura, levando os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto;
- CPF ou título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Documentos de todos os membros da família que moram na casa.
Como atualizar os dados no CadÚnico
No entanto, a atualização dos dados é simples e pode ser feita de casa através do aplicativo “Cadastro Único”. É muito importante manter as informações atualizadas para continuar recebendo o Bolsa Família.
Assim, a atualização também pode ser feita de casa, mas apenas nos casos em que não houve mudanças nos dados, como endereço ou composição familiar.
- Baixe o aplicativo “Cadastro Único”, disponível para Android e iOS.
- Faça login com o CPF e a senha da conta “gov.br”.
- Selecione “Atualização cadastral por confirmação”.
- Siga as instruções na tela e confirme as informações.