A conta digital se apresenta como uma modalidade que é utilizada de maneira on-line, isto é, ela é tanto aberta quanto encerrada através da internet. Assim, ela oferece todas ou a grande maioria dos recursos de uma conta tradicional, e pode ser acessada usando unicamente o celular.
É, atualmente, uma escolha muito comum entre os clientes dos bancos e instituições financeiras. Ao abrir uma conta digital, o cliente não precisa ir até uma agência para resolver burocracias ou fazer movimentações bancárias, basta usar um aplicativo ou realizar o acesso pelo seu computador.
Uma parte das contas digitais são contas de pagamentos. Através delas você pode fazer: transações no débito ou crédito, saques, pagamento de contas e transferências entre contas mantidas em outras instituições.
No entanto, é importante lembrar que contas digitais também podem ser contas correntes ou poupança. As contas correntes digitais ganharam bastante destaque pois oferecem várias funcionalidades semelhantes às tradicionais.
Toda conta digital é gratuita?
Não, isso vai depender da instituição financeira que você escolher. Assim, há contas que não cobram taxas da manutenção, mas cobram por serviços como transferências e saques. A depender do plano contratado o cliente ainda pode ter que pagar uma mensalidade estipulada pelo banco.
Se deseja fazer a abertura da conta digital, processo que é 100% on-line, observe os seguintes passos:
- Primeiro, você deve escolher o banco ou a instituição financeira que ofereça a conta digital;
- Agora, acesse o site ou app da instituição e procure pela opção de abertura de conta;
- Preencha com os dados solicitados;
- Envie cópias de documentos se for preciso;
- Por fim, aguarde a aprovação da conta.
É fundamental, antes de dar início ao processo, verificar se a plataforma usada é segura e se faz parte do banco escolhido. Dessa forma, você consegue evitar fraudes e roubo de dados.