As inscrições para o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) devem ser iniciadas em maio, enquanto a realização das provas está marcada para acontecer em novembro.
Uma parcela dos alunos do terceiro ano do ensino médio que participarem do exame será recompensada com o benefício de R$ 200, pago independente do desempenho obtido no Enem.
A quantia faz parte dos benefícios extras concedidos pelo programa Pé-de-Meia. O pagamento deve funcionar como um incentivo para que os alunos façam o Exame, além disso, o valor ainda pode ser usado para compensar os gastos com a locomoção até o local de prova, por exemplo.
Vale esclarecer que não são todos os inscritos no Enem 2024 que receberão o benefício de R$ 200. A quantia será depositada na conta do Caixa Tem daqueles que:
- São contemplados com o programa Pé-de-Meia;
- Possuem entre 14 e 24 anos de idade;
- Estão no terceiro ano do ensino médio;
- Fazem parte de família que recebe o Bolsa Família.
Enem 2024
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio, ou que ainda está concluindo, pode realizar a inscrição e fazer o Enem para acessar à educação superior.
Quem ainda não conclui o ensino médio pode participar como “treineiro”, assim, seus resultados no exame vão servir apenas para autoavaliação de conhecimentos.
O Enem é aplicado em dois dias. Por meio da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep é assegurado o atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Além disso, também ocorre uma aplicação do exame para pessoas privadas de liberdade.
Os inscritos no exame fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, o exame apresenta 180 questões objetivas.
Além disso, os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema apresentada no exame.