Um apagão cibernético global na manhã de sexta-feira, 19 de julho de 2024, causou instabilidades e indisponibilidade em diversos serviços digitais, incluindo bancos e fintechs em vários países. A falha teve origem em um problema na atualização de software da ferramenta Falcon, da empresa norte-americana CrowdStrike, utilizada para detectar invasões hackers.
Naturalmente, a principal preocupação dos clientes foi a segurança de seus recursos depositados em bancos digitais. A resposta, felizmente, é tranquilizadora: seu dinheiro está seguro!
Segundos especialistas, a falha que causou o apagão não representou um risco direto aos dados dos clientes.
Medidas de segurança robustas
- Bancos e fintechs possuem sistemas de segurança rigorosos para proteger os dados e recursos dos clientes, mesmo em situações como essa;
- As instituições financeiras estão constantemente investindo em tecnologia de ponta e medidas de segurança para garantir a proteção contra ataques cibernéticos;
- Segundos especialistas, a falha que causou o apagão não representou um risco direto aos dados dos clientes.
Febraban emite comunicado
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os sistemas de algumas instituições financeiras foram “temporariamente afetados em diferentes escalas“, mas não houve “nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”.
O apagão cibernético global também afetou bancos em outros países, como Austrália, África do Sul e Estados Unidos. É importante tomar cuidado com golpes online que podem se aproveitar da situação para roubar dados pessoais ou financeiros. Não clique em links suspeitos, não forneça seus dados a estranhos e mantenha seus softwares de segurança atualizados.
O que fazer se o app do meu banco travar?
É possível que o problema seja intermitente e que os serviços sejam restaurados em breve. Tente acessar o aplicativo ou serviço novamente em alguns minutos ou horas.
- Se o aplicativo ou serviço estiver indisponível, verifique se é possível realizar as operações desejadas através de outros canais, como site do banco, caixas eletrônicos ou telefone bancário, se disponíveis.