Escolher um coco maduro e bom para comer pode ser um desafio, especialmente se você não souber o que procurar. Para garantir que você esteja comprando uma fruta fresca e cheia de sabor, existem alguns truques simples que podem ajudar.
Portanto, aqui estão cinco dicas para garantir que o coco que você levar para casa esteja perfeito para consumo. Confira!
1. Chacoalhe o coco
Segure o coco próximo ao seu ouvido e dê uma boa chacoalhada. O ideal é que o coco não faça barulho, indicando que está cheio d’água. Se você ouvir algum som, isso pode significar que a fruta está madura demais ou que tem rachaduras ou vazamentos. Cocos pesados são um bom sinal, pois isso geralmente indica que eles estão cheios de água.
2. Examine sempre a casca
Escolha cocos com poucas ou nenhuma mancha marrom na casca. Gire os cocos em suas mãos para inspecionar toda a superfície. Prefira aqueles que têm uma cor verde consistente e sem sinais de danos ou descoloração. Evite cocos com casca marrom e grossa, pois isso indica que estão maduros demais e contêm pouca água.
3. Prefira cocos redondos
Os cocos pequenos e redondos geralmente têm mais água do que os ovais. Ao comparar as frutas, evite as que estão mais alongadas e escolha aquelas que são mais redondas. Embora seja difícil encontrar um coco perfeitamente redondo, opte pelo que mais se aproxima desse formato.
4. Verifique sinais de bolor
Procure por sinais de bolor na parte superior e inferior do coco. Verifique a presença de pontos macios ou embolorados e sinta o cheiro da fruta. Evite comprar cocos que apresentem qualquer odor estranho, pois isso pode indicar contaminação interna, mesmo que o bolor esteja apenas na superfície da casca.
5. Considere comprar cocos já descascados
Alguns mercados vendem cocos verdes já descascados, o que pode ser uma opção prática. Esses cocos geralmente são embalados em filme plástico. Procure por frutas que estejam em boas condições, sem descoloração ou sinais de mofo. Cocos descascados podem ser encontrados próximos aos cocos maduros no setor de hortifrúti.
Por fim, vale ressaltar que, seguir esses truques pode fazer toda a diferença na hora de escolher um coco maduro e saboroso.