O Google planeja estabelecer uma chamada ‘quarentena’ para aplicativos Android potencialmente arriscados. Os apps em quarentena são colocados no modo silencioso, para que suas atividades sejam limitadas, como também suas interações com outros aplicativos.
É importante lembrar que o Google Play Protect já verifica aplicativos em busca de malware em tempo real. Contudo, esse recurso é mais um avanço em termos de segurança dos usuários.
Segundo informações do Autoridade Android, há rumores de que a atualização gratuita está incluída na maior atualização de software do ano do Google, isto é, o Android 15.
Quem possui aparelhos Android não consegue colocar os aplicativos em quarentena manualmente. Ao contrário, a medida de segurança acontece automaticamente se o aplicativo mostrar sinais claros de ser malicioso.
Os apps que estiverem em quarentena permanecerão visíveis na tela inicial do seu celular e nas configurações. Contudo, todas as notificações e atividades serão interrompidas, enquanto todas as janelas ativas serão fechadas.
Aplicativos arriscados para ter no celular
Mesmo que o Google seja, normalmente, bom em deletar aplicativos perigosos da Play Store, alguns aplicativos desagradáveis passam despercebidos, como é o caso de apps que tem como objetivo roubar informações pessoais de proprietários de Android.
Recentemente, pesquisadores cibernéticos da ESET soaram o alarme em relação a um trio de aplicativos que se apresentam como serviços de mensagens e oferecem serviços básicos, mas funcionais, como isca.
Por isso, os usuários proprietários de Android foram incentivados a verificar se possuem estes três aplicativos em seus dispositivos:
- Defcom
- Dink Mensageiro
- Informações do Sim
Assim, caso você tenha algum desses aplicativos, saiba que é aconselhável excluí-los imediatamente. Para fazer isso, siga os passos:
- Entre no Google Play Store.
- No canto superior direito, clique no ícone Perfil.
- Agora, toque em Gerenciar aplicativos e dispositivos. Gerenciar.
- Selecione o nome do aplicativo que deseja excluir.
- Por fim, clique em Desinstalar.