Por meio do saque-aniversário do FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, os trabalhadores podem fazer a retirada de uma parte do dinheiro anualmente, seja para aliviar o orçamento mensal ou para utilizar o recurso para investimentos a médio e longo prazo.
Assim, os trabalhadores que fazem aniversário no mês de abril podem acessar uma parte do dinheiro do Fundo de Garantia, caso tenham optado pela modalidade saque-aniversário.
Através dessa chance muitos trabalhadores podem utilizar o recurso financeiro conforme a sua necessidade, desde para cobrir despesas emergenciais, como para investir em projetos pessoais ou mesmo aumentar a reserva de emergência da família.
Dessa forma, o saque-aniversário possibilita aos trabalhadores conseguir uma parte do saldo do FGTS uma vez por ano, no mês de seu aniversário, mas possui algumas implicações que precisam ser observadas.
Saque-aniversário do FGTS
Essa modalidade de saque foi desenvolvida como uma alternativa ao saque-rescisão, que só é permitido em casos específicos, como em decorrência da demissão sem justa causa.
No entanto, ao escolher realizar o saque-aniversário, o trabalhador abre mão do direito de retirar o saldo total em caso de demissão. Contudo, ainda mantém o direito à multa de 40% sobre o total depositado pela empresa.
Por isso, antes de optar por essa modalidade de saque é necessário conferir suas finanças e condições para saber se vale a pena retirar o dinheiro.
Se deseja conseguir o saque-aniversário pela Caixa Econômica Federal, e você optou pela modalidade saque-aniversário, não será preciso realizar ações adicionais para receber o benefício.
Assim, a transferência é feita automaticamente para a conta corrente ou poupança indicada pelo trabalhador no início de seu mês de aniversário.
Agora, no caso dos trabalhadores que ainda não escolheram essa opção e desejam aproveitá-la, será preciso baixar e acessar o aplicativo FGTS, que está disponível para download em smartphones Android e iOS.
Depois, dentro do aplicativo, selecione a modalidade saque-aniversário. Por último, basta ao trabalhador informar os dados da conta bancária em que deseja receber os valores.