Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para estudantes renegociarem suas dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa, chamado “Desenrola Fies”, que oferece descontos de até 99%, agora tem nova data limite: 31 de agosto de 2024. Inicialmente, o prazo final era 31 de maio deste ano.
O Desenrola Fies é uma iniciativa que permite aos estudantes que financiaram suas mensalidades do ensino superior reduzir o valor de suas dívidas com o governo. Para participar, os alunos devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Banco do Brasil para explorar as possibilidades de negociação. Portanto, as instituições oferecem simulações virtuais do novo contrato para facilitar o processo.
Quem pode participar e quais são os descontos?
Os critérios para participação são claros. Podem renegociar suas dívidas os estudantes que assinaram o contrato de financiamento até 2017 e que ainda tinham débitos em aberto até 30 de junho de 2023.
Os descontos variam de acordo com o tempo de inadimplência e a situação socioeconômica dos estudantes. Confira as modalidades de desconto:
- Contratos vencidos e não pagos há mais de 90 dias (em 30/06/2023):
- Desconto de 100% nos juros e de 12% no valor principal para pagamento à vista.
- Possibilidade de parcelamento em até 150 vezes, com abatimento total dos juros e multas.
- Contratos vencidos e não pagos há mais de 365 dias (em 30/06/2023) para alunos cadastrados no CadÚnico ou beneficiários do auxílio emergencial 2021:
- Desconto de 92% no valor total da dívida.
- Desconto de 99% caso a última prestação esteja com mais de 5 anos de atraso.
- Contratos vencidos e não pagos há mais de 365 dias (em 30/06/2023) para alunos fora do CadÚnico e do auxílio emergencial:
- Desconto de 77% na dívida consolidada.
- Estudantes com zero dia de atraso:
- Desconto de 12% no valor total, para pagamento somente à vista.
Contudo, vale ressaltar que há algumas condições que se aplicam a todos os casos:
- Nos contratos parcelados, o valor da parcela mensal não pode ser inferior a R$ 200.
- Caso o estudante deixe de pagar 3 parcelas seguidas ou 5 alternadas após a renegociação, perderá o direito ao desconto concedido.
Como proceder para quitar a dívida do FIES?
Os interessados devem buscar orientação diretamente com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para simular e formalizar a renegociação de suas dívidas. A prorrogação do prazo até agosto de 2024 oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes ajustarem suas finanças e regularizarem suas situações com o Fies.
A extensão do prazo para renegociação das dívidas do Fies pelo MEC é uma medida importante que visa facilitar o acesso dos estudantes ao programa Desenrola Fies. Por fim, com descontos expressivos e condições flexíveis de pagamento, essa iniciativa representa uma oportunidade significativa para que muitos brasileiros possam regularizar suas dívidas e continuar a investir em sua educação superior.