Muitas pessoas têm dúvidas sobre o Imposto de Renda. O período para fazer a declaração vai até o dia 31 de março. Contudo, nem todos os cidadãos precisam fazer a declaração, mas quem recebe o Auxílio Gás precisa?
De acordo com a Receita Federal, cerca de 4 milhões de cidadãos estão desobrigados a declarar o Imposto de Renda em 2024. A declaração é obrigatória para quem ultrapassou o valor máximo da renda que permite a isenção.
Em relação aos salários, aluguéis ou aposentadorias (chamados rendimentos tributáveis), caso o contribuinte tenha conseguido ganhos dessa natureza iguais ou superiores a R$ 30.639,90, em 2023, estará obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024.
É importante lembrar que as famílias de baixa renda para ter acesso ao Auxílio Gás, que deposita a cada dois meses o valor integral do botijão de gás, precisam que a renda familiar mensal seja menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa.
Também têm direito ao benefício as famílias que possuam na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no CadÚnico.
Quem recebe o Auxílio Gás precisa declarar o Imposto de Renda?
Se o cidadão precisa ou não declarar o Imposto de Renda isso será definido pela quantia total dos rendimentos anuais do contribuinte. Assim, se a soma não ultrapassar o limite de isenção estipulado pela Receita Federal, não será necessária a declaração do IR.
Dessa forma, é necessário somar todas as fontes de renda, não só o benefício do Auxílio Gás. Terá a obrigação de declarar o Imposto de Renda o beneficiário que, a partir da soma de suas rendas, tiver ganhos iguais ou superiores a R$ 30.639,90, em 2023.