Para ter acesso aos pagamentos do Bolsa Família é necessário atender a alguns critérios. Nesse caso, ser Microempreendedor Individual (MEI) pode impedir o recebimento do benefício? Vamos entender as regras.
Para ser incluído no Bolsa Família é necessário que o valor que você e sua família ganham por mês, dividido pelo número de pessoas da casa, seja de até R$ 218 por pessoa. Também é necessário realizar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
Se a família atender a essas duas regras, poderá receber o Bolsa Família, mesmo se tiver algum integrante que trabalhe com carteira assinada, seja Microempreendedor Individual (MEI) ou possua alguma outra renda.
É importante lembrar que mesmo após o cadastro da família, a entrada no programa não será automática, pois o Governo Federal analisa o limite orçamentário do Bolsa Família. Assim, quando se inscrever no Cadastro Único, a família terá que aguardar a análise de um sistema informatizado, que deve avaliar todas as regras do benefício.
Calendário de pagamento do Bolsa Família
Os pagamento do programa social são realizados pela Caixa Econômica Federal segundo o último dígito do NIS, Número de Identificação Social, do responsável familiar. Confira todas as datas:
- NIS de final 1 – depósito na conta em 15 de março;
- NIS de final 2 – depósito na conta em 18 de março (pago antecipadamente no dia 16/03);
- NIS de final 3 – depósito na conta em 19 de março;
- NIS de final 4 – depósito na conta em 20 de março;
- NIS de final 5 – depósito na conta em 21 de março;
- NIS de final 6 – depósito na conta em 22 de março;
- NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de março (pago antecipadamente no dia 23/03);
- NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de março;
- NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de março;
- NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de março.