A GOL Linhas Aéreas informou que iniciará em junho um processo de financiamento para sustentar seu plano de recuperação. A empresa buscará propostas de investidores, empresas e credores, avaliando os melhores termos para seu financiamento.
O plano faz parte do processo de recuperação judicial (chapter 11) nos EUA. Assim, a GOL pretende refinanciar US$ 2 bilhões em dívidas e levantar US$ 1,5 bilhão com emissão de novas ações. Além disso, a empresa projeta expandir sua frota para 169 aeronaves até 2029 e recuperar os níveis de capacidade pré-pandemia até 2026.
Expansão da frota e início do “chapter 11”
A GOL prevê um crescimento de 19% em sua frota, passando de 142 para 169 aeronaves até 2029. A capacidade operacional deve retornar aos níveis pré-pandemia em 2026. No entanto, margem Ebitda da companhia, que deve cair de 27% para 23% em 2024, é projetada para atingir 29% em 2025 e 34% em 2029.
O chapter 11 é uma ferramenta da Lei de Falências dos EUA que permite a reestruturação financeira das empresas, semelhante à recuperação judicial no Brasil. Este processo foi adotado pela GOL em janeiro de 2024 e já foi utilizado por diversas companhias aéreas internacionais com sucesso.
Por fim, esta medida faz parte de um esforço estratégico da GOL para estabilizar suas finanças e garantir um crescimento sustentável a longo prazo.