O calendário de pagamento do Bolsa Família de maio já pode ser consultado pelas famílias. A cada novo pagamento, uma parte dos beneficiários fica apreensiva por causa da onda de bloqueios do programa social.
O governo determinou o bloqueio do Bolsa Família para vários cadastros unipessoais, identificadas com dados inconsistentes nas bases do governo.
Assim, para evitar novas fraudes, o governo não liberou o recadastramento do Bolsa Família online. Assim, é necessário que a pessoa passe por nova entrevista e apresentar pessoalmente a documentação para regularizar o cadastro.
De acordo com o MDS, os valores bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para quem, após realizar a atualização, comprovar que de fato possui direito a receber o benefício mensal
Nesse primeiro momento, a orientação do governo é de que apenas as pessoas que foram convocadas pelo MDS procurem um CRAS ou setor do Cadúnico para atualizar o seu cadastro.
O beneficiário, além de apresentar a documentação exigida, deve assinar um termo afirmando que vive sozinho e que as informações prestadas estão corretas. Após realizar o procedimento, o Bolsa Família será desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em maio
Os pagamentos do Bolsa Família continuarão sendo liberados em maio observando o último dígito do NIS, Número de Identificação Social, do beneficiário.
A liberação dos pagamentos é feita de maneira escalonada para evitar aglomerações, bem como assegurar que o processo ocorra de maneira ordenada e segura. Confira as datas de pagamento a seguir:
- Beneficiários com o final do NIS 1: 17 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 2: 20 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 3: 21 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 4: 22 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 5: 23 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 6: 24 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 7: 27 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 8: 28 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 9: 29 de maio
- Beneficiários com o final do NIS 0: 31 de maio