O Bolsa Família atende mais de 20 milhões de famílias de baixa renda em todo o país, com o pagamento mínimo de R$ 600 por família. O benefício é liberado através da inscrição no Cadastro Único.
Com o CadÚnico, os cidadãos de baixa renda podem ter acesso a vários programas sociais, como também é o caso da liberação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que tem natureza assistencial e é pago pelo INSS, Instituto Nacional do Seguro Social.
Ambos os programas possuem critérios para atender a grupos específicos. Contudo, é comum a dúvida se receber o BPC/LOAS pode impedir a família de ter acesso ao Bolsa Família. No entanto, isso não é verdade, pois é possível receber o Bolsa Família e o BPC ao mesmo tempo, desde que os critérios de renda e regras de ambos os benefícios sejam respeitados.
O Bolsa Família é pago pela Caixa Econômica Federal, liberando o valor mínimo de R$ 600 para todas as famílias contempladas, inclusive as que têm acesso ao BPC, além de benefícios adicionais para grupos específicos.
Há apenas uma exceção para as famílias receberem, pelo menos, o valor completo da parcela mínima, a Regra de Proteção. Nesse caso, ocorre o depósito de 50% do valor a que teria direito pelo Bolsa Família. Assim, se a família aumentar a renda em até meio salário mínimo por pessoa, entrará em Regra de Proteção.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em março
- NIS de final 1 – depósito na conta em 15 de março;
- NIS de final 2 – depósito na conta em 18 de março (pago antecipadamente no dia 16/03);
- NIS de final 3 – depósito na conta em 19 de março;
- NIS de final 4 – depósito na conta em 20 de março;
- NIS de final 5 – depósito na conta em 21 de março;
- NIS de final 6 – depósito na conta em 22 de março;
- NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de março (pago antecipadamente no dia 23/03);
- NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de março;
- NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de março;
- NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de março.