O apresentador Rodrigo Faro, de 50 anos, se viu no centro de uma polêmica recentemente, após ser citado pelo canal italiano RaiNews em uma reportagem sobre um esquema ilegal de obtenção de cidadania italiana. Faro, conhecido por seu trabalho na Record, afirma ser vítima de um esquema fraudulento.
De acordo com a reportagem, Faro e sua esposa, Vera, teriam negociado a cidadania italiana através de um esquema de corrupção. Além do casal, foram mencionados o jogador de futebol brasileiro Bruno Duarte, do time português Farense, e outros empresários. A investigação apontou que seis pessoas foram presas em Villaricca, na Itália, no dia 27 de maio, incluindo dois brasileiros e quatro funcionários públicos, acusados de associação criminosa para corrupção e falsificação de documentos públicos.
Entenda a situação de Rodrigo Faro
O esquema envolvia a falsificação do reconhecimento de residência na cidade de Villaricca para a obtenção da cidadania italiana. Segundo a Agência Ansa, dezenas de cidadanias italianas teriam sido obtidas ilegalmente, e o Ministério Público de Nápoles descobriu que a fraude incluía trocas de dinheiro, presentes e favores sexuais. Na casa de um dos servidores públicos presos, foram encontrados 100 mil euros (aproximadamente R$ 561 mil).
No entanto, Rodrigo Faro afirmou ser vítima desse esquema. Em nota oficial, o apresentador declarou que foi surpreendido pela informação de que teria tentado comprar a cidadania italiana. “Rodrigo forneceu toda a documentação necessária, comprovou laços com seus descendentes na Itália e o processo foi aprovado, com os passaportes concedidos”, explicou.
Assim, Faro e Vera contrataram os serviços de uma empresa que acreditavam ser legal e idônea, seguindo todos os procedimentos conforme as leis italianas. “Prova disso é que o processo foi aprovado e os passaportes foram emitidos”, afirmou Faro.
Medidas legais
Para resolver o mal-entendido e garantir que os responsáveis pelo esquema sejam punidos, Faro acionou seus advogados. “Estamos trabalhando para que todo esse mal-entendido seja resolvido e para que os devidos responsáveis por esse suposto esquema de corrupção sejam devidamente punidos”, concluiu o apresentador.
Portanto, essa polêmica destaca a complexidade dos processos de cidadania e a importância de contratar serviços de confiança, especialmente em procedimentos internacionais. Por fim, Rodrigo Faro espera que a situação seja esclarecida rapidamente, restabelecendo sua reputação e a de sua família.