Nesta última terça-feira, 14 de maio, o serviço de Cadastro Único (CadÚnico) de Porto Alegre iniciou o atendimento às famílias afetadas pelas enchentes recentes. As equipes estão visitando os abrigos provisórios para atualizar dados, realizar novos cadastros e consultar os benefícios do Programa Bolsa Família.
O atendimento ocorre das 9h30 às 12h e das 14h às 17h (horário de Brasília), abrangendo mais de 150 abrigos emergenciais para orientar os acolhidos.
Júlio Almada, supervisor do Cadastro Único na região Centro-Sul, enfatizou a relevância dessa atividade: “Estamos presentes para esclarecer dúvidas, fazer a consulta ao sistema e conferir a situação de cada um, atualizando dados”. A Gestão de Benefícios e Cadastro Único de Porto Alegre prioriza o atendimento às pessoas nos abrigos provisórios. Portanto, as famílias que vieram de outras cidades devem manter o domicílio original cadastrado para não perderem benefícios.
Parcerias e serviços adicionais
A ação integrada do Cadastro Único conta com a colaboração da Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Justiça (TJ) e Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, esses parceiros oferecem orientações e encaminhamentos para documentação.
No primeiro dia, os serviços foram disponibilizados em quatro locais: Camaquã, Cristo Redentor, Santa Tereza e Sarandi. Nos próximos dias, os abrigos mais populosos serão priorizados.
Antecipação do Bolsa Família
Como parte das medidas para amenizar os impactos das enchentes, o pagamento do Programa Bolsa Família será antecipado para todos os beneficiários do Rio Grande do Sul. A partir de sexta-feira, 17 de maio, os beneficiários poderão receber o pagamento sem precisar aguardar a data original, que segue o calendário escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Orientações para documentação do CadÚnico
Assim, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) ressalta a importância de apresentar documentos com foto para novos cadastros e atualização de dados. No entanto, aqueles que perderam documentos ou cartões devem aguardar orientações do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) nos próximos dias.
Por fim, com essas ações, Porto Alegre busca fornecer o suporte necessário às famílias afetadas pela enchente, garantindo que continuem a ter acesso aos benefícios sociais e serviços essenciais durante este período de recuperação.