Uma das datas mais importantes para os cristãos é a Páscoa, momento no qual é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. Você sabe o motivo que faz a data mudar a cada ano? Então continue a leitura e confira a razão por trás dessas alterações.
O feriado da Páscoa muda a cada ano por conta do calendário religioso. Se deseja entender como é definido o dia da Páscoa é necessário voltar ao século IV, no ano de 325, durante o Concílio de Niceia. Neste evento a Igreja Católica determinou uma data para unificar a celebração.
Dessa forma, foi decidido que a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera, no caso do Hemisfério Norte, e outono para o Hemisfério Sul.
Assim, todo ano a celebração dos cristãos pode ocorrer entre o dia 22 de março e 25 de abril. A Páscoa será comemorada no dia 31 de março em 2024.
Essa data afeta outros eventos, como é o caso do carnaval, por exemplo. Isso acontece porque a quarta-feira seguinte à terça-feira de carnaval é a chamada Quarta-feira de Cinzas, marcando o início da Quaresma, período de 40 dias que vem antes da semana santa.
O domingo de Páscoa é feriado?
Apesar da importância da data para o comércio e para os cristãos, o domingo de Páscoa não é considerado feriado nacional. Assim, o feriado ocorre sempre na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa, que é conhecida como sexta-feira santa ou da paixão.
Também é importante esclarecer que a quinta-feira santa não é considerada feriado. Por isso, no serviço público, governadores podem decretar ponto facultativo (ou seja, não há o feriado obrigatório) e prefeitos podem sancionar uma lei prevendo a quinta-feira santa como feriado municipal.