O prazo para pagamento do licenciamento de 2024 está se encerrando e muitos motoristas ainda não realizaram essa importante obrigação. É fundamental ficar atento aos prazos e valores, pois a falta de pagamento pode gerar sérias consequências, como multas, apreensão do veículo e pontuação na CNH.
Quais as consequências de não pagar o licenciamento?
- Apreensão do veículo: Circular com um veículo sem o licenciamento em dia é considerado uma infração gravíssima e pode resultar na apreensão do automóvel;
- Multa: Além da apreensão, o proprietário do veículo estará sujeito ao pagamento de uma multa no valor de R$ 293,47;
- Pontuação na CNH: A infração também resultará em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Custos adicionais: Para retirar o veículo do pátio, além de pagar a taxa de licenciamento, o proprietário também deverá arcar com os custos de estadia.
Qual o valor do licenciamento em 2024?
O valor do licenciamento varia de acordo com cada estado. Em São Paulo, por exemplo, a taxa para 2024 é de R$ 160,22. É importante consultar o Detran do seu estado para obter informações precisas sobre o valor e as formas de pagamento.
Como pagar o licenciamento?
Para pagar o licenciamento em São Paulo, você pode seguir os seguintes passos:
- Informe o Renavam: Consulte o número do Renavam do seu veículo.
- Escolha um banco conveniado: O pagamento pode ser realizado em bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
- Realize o pagamento: Utilize o internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico para efetuar o pagamento da taxa.
- Imprima ou acesse o CRLV-e: Após o pagamento, você poderá imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) ou acessá-lo através do aplicativo do Detran.
O licenciamento é um documento obrigatório para todos os veículos em circulação. Além de garantir a legalidade do veículo, o licenciamento contribui para a manutenção das vias públicas e para a segurança no trânsito.