A Netflix anunciou recentemente que a partir do dia 24 de julho, não fornecerá mais suporte para o aplicativo em cerca de 10 modelos de televisores da Sony fabricados em 2014. Esta medida tem como objetivo priorizar um melhor desempenho em aparelhos mais modernos, deixando de lado os televisores com capacidade mais limitada da atualidade.
Além dos modelos da Sony, a gigante dos streamings também informou que o aplicativo Netflix deixará de rodar em televisores da Apple TV de 2ª e 3ª geração. A razão é que esses dispositivos não possuem acesso à App Store e estão considerados obsoletos pela empresa.
Sites especializados, como o McRumors e o AppleInsider, divulgaram que o fim do suporte para dispositivos da Apple TV está programado para o dia 31 de julho. Esta informação teria sido comunicada aos clientes por e-mail.
Não é a primeira vez que a Netflix implementa medidas desse tipo. Em 2019, a empresa deixou de oferecer suporte a televisores da Samsung e da Vizio devido a uma alteração do sistema de gerenciamento de direitos digitais do Windows Media para o PlayReady da Microsoft.
Lista de modelos afetados
Confira abaixo a lista dos modelos de televisores Sony que perderão o suporte para o aplicativo da Netflix:
- Série W70
- Série X80
- Série W95
- Série X85
- Série X9
- Série X95
- Série X83
- Série S9
- Série W5
- Série W6
- Série W7
Alternativas para os Proprietários
Apesar da atualização, ainda há opções para assistir Netflix nessas TVs através de dispositivos que oferecem conexão à internet e podem ser conectados à entrada HDMI da TV. Alguns desses dispositivos são:
- Amazon Fire Stick
- Google Chromecast
- Roku
Para utilizar os dispositivos Roku, basta conectá-los à entrada HDMI do televisor, alimentá-los com uma fonte de energia e conectá-los ao Wi-Fi. Em seguida, basta procurar o aplicativo no menu principal, baixá-lo e instalá-lo. O mesmo processo se aplica ao Chromecast e ao Amazon Stick.