Você já se perguntou quantas marcas famosas na verdade pertencem à mesma empresa? Prepare-se para se surpreender! Um estudo da CB Insights revelou que apenas onze empresas controlam um universo gigantesco de marcas que consumimos no dia a dia, desde alimentos e bebidas até produtos de limpeza.
Alguns ainda vão além e pensam estar contribuindo para uma empresa diferente quando dizem: “prefiro tal marca a outra”, quando na verdade ambas sustentam o mesmo bolso. Apesar de frustrante, a prática não é proibida, desde que não haja a formações de Cartéis, Trustes ou Holdings.
Descubra quem está por trás de suas marcas favoritas
Nestlé: A gigante suíça é dona de marcas como Nescafé, Leite Ninho, Ninho Fortificado, Nan, Nutren, Nesquik, Kit Kat, Bono, Prestígio, Nescau, Maggi, Garoto, La Lechera, Molico, Blends, Cheerios, Purina e muito mais!
Mars: Se você curte Twix, Snickers, M&M’s, Milky Way, Balonetes, Trident, Orbit, Royal Canin, Whiskas, Pedigree, Uncle Ben’s e até mesmo o chiclete Bubbaloo, saiba que tudo isso vem da mesma empresa!
Coca-Cola: Além da bebida que leva seu nome, a Coca-Cola também é dona de marcas como Fanta, Sprite, Schweppes, Guarana Antarctica, Itaipava, Del Valle, Fuze Tea, Ades, Vitamin Water, Powerade, Burn, Schweppes, Aquarius, Maaza e Taí.
Pepsico: Pepsi, Guaraná Antarctica, H2OH!, Gatorade, Lipton, Toddynho, Cheetos, Doritos, Ruffles, Lay’s, Quaker, Fritos, Doritos, Ruffles, Lay’s e até mesmo a marca de molhos Tabasco fazem parte desse gigante!
Por que tantas marcas sob o mesmo dono?
Existem diversas vantagens para as empresas adotarem essa estratégia:
- Redução de custos: Compartilhamento de recursos como fábricas, centros de distribuição e campanhas de marketing.
- Maior poder de barganha: Maior poder de negociação com fornecedores e varejistas.
- Diversificação de riscos: Se uma marca não vai bem, outras podem compensar.
- Novas oportunidades de crescimento: Lançamento de novos produtos sob marcas já conhecidas e confiáveis.