Pessoas com crachás falsos têm se passado por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e visitado a casa dos beneficiários com a intenção de aplicar golpes. Eles alegam que estão realizando a “prova de vida presencial” e acabam solicitando dados pessoais e fotos dos aposentados, pensionistas e segurados. Confira abaixo como funciona este golpe e como fazer a prova de vida oficial.
Como funciona o golpe do INSS
Os golpistas tentam enganar os beneficiários, fingindo realizar um procedimento oficial do INSS. No entanto, a instituição não faz prova de vida presencial. O INSS orienta os beneficiários a não fornecerem qualquer informação a essas pessoas e a ligarem imediatamente para a polícia.
O caso está sendo investigado. Imagens que mostram a atuação dos golpistas, usando crachás falsos, foram encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada, órgão ligado à Advocacia-Geral da União (AGU). A Procuradoria, por sua vez, enviou as informações para a Polícia Federal, que vai investigar e tentar identificar os suspeitos.
Como fazer a prova de vida oficial
Desde janeiro de 2023, o próprio INSS é responsável por comprovar que o beneficiário está vivo, dispensando a necessidade de comparecimento do beneficiário nas agências para a prova de vida. Essa mudança decorreu da Portaria MPS nº 723, publicada em 8 de março de 2024. Assim, a prova de vida é feita por meio de aplicativo ou por reconhecimento facial, não necessitando da presença no INSS.
Além disso, somente em casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo, os servidores cais do INSS aparecerão em seu logradouro. No entanto, eles não solicitam cópia de documentos ou fotografias. O servidor apenas realiza o reconhecimento, conferindo o documento de identificação com foto.
O que fazer ao receber uma visita de um suposto funcionário do INSS? Anote o nome completo e a matrícula do suposto servidor, e ligue gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.
Contudo, vale ressaltar que as pessoas ainda podem realizar a prova de vida como nos anos anteriores, comparecendo a uma agência bancária. O INSS, entretanto, aconselha os beneficiários a usarem métodos remotos, se os bancos oferecerem essa opção por meio de biometria digital, ou a utilizarem o aplicativo Meu INSS.
Todos os benefícios ativos de longa duração do INSS exigem a prova de vida anual. Isso inclui aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária com duração superior a um ano. Além disso, em alguns casos, não é necessário realizar a prova de vida. Por fim, isso se aplica a benefícios de curta duração, com tempo inferior a um ano, ou a benefícios concedidos há menos de um ano.