O presidente Lula lançou algumas medidas com o objetivo de oferecer crédito aos beneficiários do Bolsa Família, para criar novos empreendedores no Brasil.
Uma dessas medidas é a oferta de crédito para os inscritos no programa social que possuam um pequeno negócio e querem se formalizar como MEIs (Microempreendedores Individuais).
Dessa forma, há um novo tipo de empréstimo facilitado em fase de ajustes, entre a Casa Civil e o Ministério da Fazenda. A iniciativa deve ser lançada oficialmente nas próximas semanas, com o intuito de estimular a formalização dos pequenos negócios.
Por meio dela, os beneficiários do Bolsa Família podem ter a oportunidade de crescimento econômico e, quando possível, não precisem mais do auxílio mensal.
Além disso, dentre as principais propostas do programa está a possibilidade dos beneficiários do Bolsa Família se tornarem MEIs sem perder o benefício inicial.
Assim, ao longo da estruturação do novo negócio serão realizadas transições graduais para que ocorra uma mudança suave. O governo também estima que diversos inscritos no programa social já tenham negócios informais.
Pagamentos do Bolsa Família em abril
Os pagamentos do programa serão feitos pela Caixa Econômica Federal nos últimos 10 dias úteis do mês, segundo o último dígito do NIS, Número de Identificação Social, do responsável familiar.
Veja abaixo as datas de pagamentos e antecipações confirmadas para abril:
- Beneficiários com o final do NIS: 1 – 17 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 2 – 18 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 3 – 19 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 4 – 22 de abril (pagamento antecipado para o dia 20 de abril);
- Beneficiários com o final do NIS: 5 – 23 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 6 – 24 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 7 – 25 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 8 – 26 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 9 – 29 de abril (pagamento antecipado para o dia 27 de abril);
- Beneficiários com o final do NIS: 0 – 30 de abril