Dentre as políticas públicas pensadas para o bem-estar da terceira idade está a Carteira do Idoso, disponível para cidadãos acima de 60 anos.
Através desse documento, os idosos podem ter acesso facilitado a vários direitos e benefícios, muitos dos quais estão atrelados ao Cadastro Único.
A Carteira da Pessoa Idosa é uma das maneiras disponíveis para a comprovação de renda que permite acessar o direito ao transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Podem ter acesso ao documento pessoas idosas (acima de 60 anos) inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 salários mínimos.
Agora, caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo para ser orientada e encaminhada para a inscrição no CadÚnico.
Como solicitar a carteira do idoso em 2024?
Se deseja solicitar a Carteira do Idoso, saiba que basta realizar um processo simples, pois é possível fazer a emissão online do documento. Assim, para emitir a Carteira do Idoso acesse o portal clicando aqui, siga as instruções para a emissão do documento e utilize as credenciais do Gov.br para logar ou registrar-se.
O processo promete ser intuitivo até para quem possui pouca familiaridade com tecnologias digitais. Com a Carteira do Idoso é possível ter acesso a diversos serviços e benefícios, como transporte gratuito ou com desconto.
Esse é um dos benefícios mais significativos. Com ele, o idoso pode ter acesso a transportes interestaduais gratuitos ou com desconto, facilitando a mobilidade. O documento ainda garante atendimento prioritário em vários serviços.
Além disso, por meio do Cadastro Único os idosos também podem se beneficiar de programas sociais projetados para atender suas necessidades específicas.