O diagnóstico precoce é muito importante na luta contra doenças, por isso, estudos são realizados para conseguir melhorar as chances de diagnóstico e tratamento. Agora, uma novidade muito importante foi anunciada, um teste alimentado através de inteligência artificial (IA) pode detectar alguns tipos de câncer.
O teste pode detectar três tipos principais de câncer através de apenas uma gota de sangue seco, segundo sugere o estudo.
Dessa forma, a ferramenta pode detectar os cânceres de intestino, estômago e pâncreas rapidamente, em poucos minutos, de acordo com descobertas realizadas por pesquisadores chineses.
Assim, seria possível utilizar essa ferramenta para ajudar a reduzir os casos não diagnosticados em países menos desenvolvidos, em todo o mundo, em até 55%.
O autor principal do estudo, Ruimin Wang, da Universidade Jiao Tong de Xangai, explicou que: “Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo experimentam uma alta taxa de diagnósticos de doenças perdidos.”
Ele também afirmou que essa realidade destaca a necessidade de ferramentas de diagnóstico que apresentem maior precisão e acessibilidade. Wang ainda explicou que a abordagem desenvolvida por eles permite o diagnóstico de vários tipos de câncer em minutos e a um custo acessível.
Ferramenta para detectar câncer usa inteligência artificial
De acordo com o Dr. Chaoyuan Kuang, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, que não esteve envolvido na pesquisa, a utilização de sangue seco pode ser um divisor de águas, pois o sangue seco pode ser “coletado, armazenado e transportado a um custo muito menor e com equipamentos muito mais simples”.
O Dr. Chaoyuan Kuang ainda explicou ao Live Science que “isso poderia ajudar a democratizar a disponibilidade de testes de detecção precoce do câncer em todo o mundo”.
O estudo, que foi publicado na Nature Sustainability , analisou a eficácia de um novo teste, que pode rastrear as três doenças através do uso do sangue seco.
Além disso, a ferramenta utiliza inteligência artificial para analisar biomarcadores no sangue. Ela foi testada em experimentos preliminares de prova de conceito.
De acordo com o Dr. Kuang: “Provavelmente ainda estamos a anos de sermos capazes de oferecer este teste aos pacientes de forma generalizada”.