Muitos investidores estão falando sobre o halving do Bitcoin (BTC), atualização prevista para acontecer em breve. Ela cortará pela metade a emissão de novas unidades da criptomoeda. Contudo, esse será o momento certo para investir o seu dinheiro?
Por causa do evento, a internet está cheia de conteúdos que podem sugerir aos investidores a possibilidade de ganhar muito dinheiro com o halving. Dessa forma, quem deseja lucrar com a criptomoeda pode estar se preparando para investir dinheiro com a esperança de conseguir muito mais por causa do evento.
Assim, será possível conseguir algum ganho por causa da atualização? Os especialistas afirmam que sim, contudo, não de forma direta. É necessário compreender que o halving é um evento técnico.
Dessa forma, o evento não garante que o preço do Bitcoin irá subir como consequência imediata. Contudo, o impacto da mudança, na diminuição da oferta de BTC no mercado, pode impulsionar o valor do ativo, o que deve ocorrer a longo prazo.
Por isso, apenas esperar que o evento faça o investidor ganhar dinheiro pode não ser uma boa estratégia. Pensando assim, o investidor pode observar dicas de especialistas e ficar atento ao mercado para aumentar as chances de multiplicar o patrimônio com Bitcoin, através do halving.
O que é o halving do Bitcoin
O halving é um evento programado na blockchain do Bitcoin que vai diminuir a nova emissão da criptomoeda pela metade. Essa mudança acontece a cada 210 mil blocos criados. Assim, o evento ocorre normalmente a cada quatro anos.
Em relação ao bloco, ele é como uma “caixinha registradora” com transações confirmadas na rede. Dessa forma, ele guarda as informações sobre quem enviou e recebeu criptos.
No primeiro halving, realizado em 28 de novembro de 2012, a emissão foi de 50 para 25 BTC por bloco emitido a cada 10 minutos, aproximadamente.
No segundo, feito em 9 de julho de 2016, a emissão foi reduzida de 25 para 12,5 BTC. Já no terceiro, em 11 de maio de 2020, passou de 12,5 BTC para 6,25 BTC.