Trabalhadores de 359 municípios no Rio Grande do Sul, afetados por enchentes desde abril, agora podem solicitar o saque do FGTS na modalidade calamidade. O anúncio foi feito pelo ministro para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, que destacou a importância desse recurso, limitado a R$ 6.240, para os atingidos.
Critérios e processo para solicitar o Saque Calamidade
O saque é destinado a residentes nas áreas afetadas, conforme indicação das secretarias de Defesa Civil dos municípios. Mesmo aqueles que já retiraram o FGTS por calamidade nos últimos 12 meses podem realizar um novo saque.
Para solicitar o benefício, é necessário acessar o aplicativo do FGTS e seguir o procedimento:
- Selecionar a opção “Solicitar meu saque 100% digital” ou “Saques” e depois “Solicitar saque”.
- Escolher “Calamidade pública” como motivo do saque.
- Informar o nome do município, CEP e número da residência.
- Enviar documentos como identidade, comprovante de residência e, se aplicável, certidão de casamento ou união estável.
Caso o comprovante de residência esteja indisponível devido aos alagamentos, uma declaração do município confirmando a residência na área afetada pode ser usada.
Portanto, logo após o envio dos documentos, a Caixa Econômica Federal analisará a solicitação e, se aprovada, o valor será creditado na conta indicada pelo trabalhador.
Por fim, para mais detalhes sobre o saque-calamidade, os trabalhadores podem acessar o site oficial do FGTS ou entrar em contato com a Caixa pelos telefones 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (demais regiões).