Desde 2013, o governo cortou o consumo de ovos com gema mole em restaurantes em São Paulo. A medida foi adotada pela Vigilância Sanitária visando evitar a contaminação por Salmonella, uma bactéria que pode causar infecções alimentares graves. Sendo assim, confira abaixo todos os detalhes sobre a medida, que é extremamente preocupante.
Consumo de ovos em restaurante é restrito
A Salmonella é um micro-organismo presente em ovos crus ou mal cozidos, e a regulamentação visa garantir que os ovos servidos ao público sejam cozidos adequadamente, eliminando assim o risco de intoxicação alimentar.
Assim, a preocupação é justificada pelos sintomas da salmonelose, doença causada por essa bactéria, que incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, falta de apetite, cólicas e diarreia. Esses sintomas geralmente se manifestam entre 12 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado.
Embora a maioria dos casos de salmonelose se resolva em poucos dias sem necessidade de tratamento específico, algumas infecções podem levar a complicações graves. E, em casos extremos, podem ser fatais. Por isso, a proibição de ovos com gema mole em restaurantes é uma medida preventiva importante.
Por fim, a Vigilância Sanitária recomenda que, ao identificar surtos de infecção por Salmonella associados a alimentos contaminados, as autoridades sejam imediatamente notificadas. Isso ajuda no controle da bactéria e na prevenção de novos casos, protegendo a saúde pública de possíveis surtos da doença.