Segundo informações reveladas em janeiro, o WhatsApp poderia disponibilizar em breve uma função de compartilhamento com pessoas próximas.
Assim, o recurso iria funcionar de maneira parecida com o Quick Share, do Android, e Airdrop, do iPhone. No entanto, meses depois, os usuários ainda não receberam a atualização do aplicativo com essa função.
Contudo, algumas novidades indicam que o recurso continua em desenvolvimento e pode estar mais perto do que nunca de chegar ao aplicativo mensageiro. Isso porque o site WABetaInfo encontrou interfaces mais bem trabalhadas do que poderá ser o novo recurso.
Assim, a nova função foi vista na versão beta 2.24.9.22 do WhatsApp para Android. Ainda sem tradução oficial, o recurso está sendo apelidado de “People Nearby”, algo próximo a expressão “pessoas próximas” em tradução livre.
Recurso que deve chegar em breve ao WhatsApp
Segundo as capturas revelam haverá elementos novos, mostrando as permissões necessárias para que o compartilhamento aconteça, do acesso às mídias do celular a localização e acesso à rede local.
Além disso, a interface melhor trabalhada ainda revela aos usuários que o recurso pode estar mais perto do seu lançamento oficial. Em comparação, as capturas reveladas em janeiro apresentavam uma versão muito inicial da ferramenta, com uma interface mais básica.
As capturas também reforçam que o recurso de compartilhamento deverá ser encriptado de ponta a ponta, ocultando até o número de celular dos usuários envolvidos na transação.
A função “People Nearby” ainda poderá ser bastante útil para quem deseja compartilhar documentos e arquivos de mídia com pessoas que estão próximas, mas que o usuário não pretende adicionar a sua agenda de contatos.
Se for compatível entre plataformas, caso permita o compartilhamento entre dispositivos com Android e iOS será ainda mais aproveitável.