O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, fez um comunicado importante relacionado ao futuro do cartão de crédito no país, cravando o fim desse meio de pagamento.
Atualmente, o cartão de crédito é uma das formas de pagamento preferidas pelos brasileiros, sendo utilizado por quem não possui todo o dinheiro da compra naquele momento, como também por quem deseja fazer o pagamento em parcelas.
Contudo, de acordo com Roberto Campos o uso do cartão de crédito físico está com os dias contados. Segundo o Valor Investe, o presidente do BC declarou durante participação no painel “Brazil’s Payments Revolution — A Model for the World”, que o desenvolvimento do Drex, futura moeda digital brasileira, fará os pagamentos no Brasil mudarem muito.
Drex: a nova moeda digital brasileira
Considerando a implementação dessa moeda digital, pode ser que os brasileiros parem de usar os cartões de crédito. Assim como o Pix mudou o cenário de pagamentos no Brasil.
Dessa forma, a chegada da moeda Drex poderá revolucionar ainda mais o mercado, bem como mudar a maneira como os cidadãos pagam suas contas.
Quando o Drex for implementado, não é só o cartão de crédito que cairá em desuso, além dele a própria utilização do dinheiro físico também ficará com os dias contados.
Cada vez menos pessoas preferem usar o dinheiro em papel e a tendência é diminuir ainda mais com a chegada da futura moeda digital brasileira.
Segundo informações do site do Banco Central, o Drex nada mais é do que uma moeda digital que vai possuir o mesmo valor do real hoje. A diferença é que através do Drex serão permitidos vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais, a moeda também vai possibilitar que contratos inteligentes estejam à sua disposição.