A crescente popularidade dos carros elétricos, impulsionada pela busca por alternativas mais sustentáveis e eficientes, tem gerado discussões sobre a segurança desses veículos. Uma das principais preocupações é o risco de incêndio, que tem levado algumas regiões a banir carros elétricos de determinados locais, como estacionamentos subterrâneos.
A proibição na China
A China, um dos maiores mercados de carros elétricos do mundo, tem sido palco de uma polêmica envolvendo a proibição desses veículos em estacionamentos subterrâneos. Vários hotéis, centros comerciais e prédios residenciais em cidades como Hangzhou, Ningbo e Xiaoshan têm restringido o acesso de carros elétricos a suas garagens subterrâneas.
A justificativa para essa medida é o receio de que um incêndio em um carro elétrico possa se propagar rapidamente em um ambiente fechado, colocando em risco a vida das pessoas e causando danos significativos à infraestrutura. Além disso, a altura limitada dos estacionamentos subterrâneos dificultaria o acesso de equipes de bombeiros em caso de emergência.
Mas os carros elétricos realmente são mais perigosos?
Apesar dos casos isolados de incêndios em veículos elétricos, estudos e dados da indústria automotiva indicam que a probabilidade de um carro elétrico pegar fogo é significativamente menor do que a de um veículo a combustão.
- Números que falam por si: Segundo a BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, a chance de um incêndio em um carro elétrico da marca é 80 vezes menor do que em um modelo a gasolina ou diesel;
- Tempo de resgate: Em caso de incêndio, o tempo de resgate em um carro elétrico costuma ser maior, pois as baterias de íon de lítio queimam mais lentamente do que o combustível de um carro a combustão.
Obviamente que alguns estudos estão sendo feitos nos carros desenvolvidos por diversas marcas e que rodam na China. No entanto, até o momento, alguns estacionamentos seguem proibindo tais automóveis de usarem seus espaços subterrâneos.