O estado de Santa Catarina continua a se destacar como um exemplo de segurança pública no Brasil, tendo a cidade mais segura do país. Conforme o Atlas da Violência 2024, o estado é o mais seguro do país, um feito refletido no desempenho de suas cidades.
Três municípios catarinenses — Jaraguá do Sul, Tubarão e Brusque — estão entre os cinco mais seguros do Brasil, enquanto outros cinco, incluindo Criciúma, Lages, Blumenau, Florianópolis e Itajaí, figuram entre os 50 melhores no ranking nacional de segurança.
Entenda os motivos de Santa Catarina ser referência em segurança
Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que compõem o Atlas da Violência 2024 apontam que, em 2022, Santa Catarina registrou uma taxa de 9,7 homicídios por 100 mil habitantes. Esse número é notavelmente inferior à média nacional de 24,5 homicídios por 100 mil habitantes, destacando a eficácia das políticas públicas e das estratégias de segurança adotadas no estado.
A segurança em Santa Catarina não é fruto do acaso, mas sim de uma combinação de fatores que vão desde a eficiência das forças policiais até a implementação de políticas sociais eficazes. Essa combinação faz com que as cidades catarinenses sejam não apenas bons lugares para se viver, mas também modelos a serem seguidos por outros estados brasileiros.
Os resultados positivos que Santa Catarina apresenta no Atlas da Violência são uma prova do comprometimento do estado em garantir a segurança de seus cidadãos. Com cidades que oferecem tranquilidade e baixos índices de criminalidade, o estado se consolida como um dos melhores lugares para se viver no Brasil.