O estado da Bahia possui, ao total, 9 códigos de DDD, são eles: DDD 71, DDD 73, DDD 74, DDD 75 e DDD 77.
A sigla DDD significa “discagem direta à distância”. Assim, é o sistema de discagem automática entre as cidades, onde os números representam os Estados e Municípios para que as ligações possam ser endereçadas aos números corretos, já que eles podem ser os mesmos, apenas com um DDD diferente.
No caso da Bahia, eles se dividem da seguinte forma: DDD 71 – Salvador e Região Metropolitana; DDD 73 – Ilhéus, Itabuna e região; DDD 74 – Juazeiro e Petrolina; DDD 75 – Feira de Santana e região e DDD 77 – Barreiras, Guanambi e região.
É importante destacar que para ligar de outro estado para a Bahia, além do DDD você também precisa:
1- Discar o número 0 (zero) pra indicar que se trata de uma ligação interurbana
2- Discar o código de saída da sua operadora
3- Discar o código de DDD da Bahia que engloba a sua região
4- E, por último, você disca o número da pessoa que deseja contatar
DDD e DDI são a mesma coisa?
Não. A sigla DDI significa “discagem direta internacional”, ou seja, funciona como o sistema automático do DDD, contudo, a diferença é que ele é utilizado para ligações internacionais.
É importante entender que ligações por telefone, em todo o mundo, que não sejam feitas através da internet, são realizadas por um sistema de telefonia via satélite. O DDI varia conforme o país para onde a pessoa pretende ligar.
No caso do Brasil, por exemplo, o país é representado pelo DDI “+55”. Dessa forma, quando alguém de outro país liga para o Brasil, será preciso que os números do DDI estejam antes dos 5 números subsequentes para que a ligação seja endereçada ao aparelho correto.