Na terça-feira (17), o governo federal reiniciou oficialmente os repasses do Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do Brasil, que atende mais de 20 milhões de famílias. Contudo, muitos beneficiários se surpreenderam ao notar que, ao contrário do esperado, o Auxílio-Gás Nacional não foi depositado.
Este programa, que auxilia mais de 5 milhões de brasileiros a adquirir gás de cozinha, é uma importante medida de suporte para famílias em situação de vulnerabilidade. A falta do pagamento gerou preocupação entre os usuários, especialmente em meio a discussões sobre o orçamento federal para 2025.
Entenda o sistema bimestral do Auxílio-Gás
Diferente do Bolsa Família, o Auxílio-Gás Nacional tem uma periodicidade bimestral. Isso significa que os repasses acontecem a cada dois meses. A última liberação foi em agosto e, portanto, a próxima está prevista para outubro. Em resumo, não houve cortes no benefício, mas sim uma pausa de acordo com o calendário bimestral.
O Auxílio-Gás segue essa lógica de pagamento desde o seu lançamento em 2021. A justificativa é que, segundo o governo, um botijão de gás dura, em média, dois meses para uma família de tamanho médio.
Embora tenha havido discussões no Congresso Nacional sobre a possibilidade de tornar o programa mensal, o texto foi derrubado por preocupações relacionadas ao orçamento.
Calendário de pagamentos do próximo Auxílio-Gás
O governo federal já divulgou o calendário da próxima rodada de pagamentos do Auxílio-Gás, que ocorrerá nos últimos 10 dias úteis de outubro. Como de costume, o benefício será liberado conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira abaixo as datas detalhadas de repasse:
- NIS final 1: Recebem na sexta-feira, 18 de outubro.
- NIS final 2: Recebem na segunda-feira, 21 de outubro.
- NIS final 3: Recebem na terça-feira, 22 de outubro.
- NIS final 4: Recebem na quarta-feira, 23 de outubro.
- NIS final 5: Recebem na quinta-feira, 24 de outubro.
- NIS final 6: Recebem na sexta-feira, 25 de outubro.
- NIS final 7: Recebem na segunda-feira, 28 de outubro.
- NIS final 8: Recebem na terça-feira, 29 de outubro.
- NIS final 9: Recebem na quarta-feira, 30 de outubro.
- NIS final 0: Recebem na quinta-feira, 31 de outubro.
Para garantir o pagamento correto, os beneficiários devem ficar atentos ao final do NIS e às datas oficiais.
Quem tem direito ao Auxílio-Gás?
As regras de elegibilidade para o Auxílio-Gás em outubro permanecem as mesmas. Para se qualificar, é necessário:
- Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal.
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
- Residir com pelo menos um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do INSS.
Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social estabelece critérios de prioridade para mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e estejam sob medidas protetivas da Justiça. Esses casos têm tratamento preferencial no processo de seleção para o Auxílio-Gás, como parte das políticas de apoio a essas mulheres.
Outro ponto importante é que os beneficiários do Bolsa Família têm prioridade na concessão do Auxílio-Gás. Isso significa que uma pessoa pode acumular ambos os benefícios, desde que cumpra as regras de entrada de cada programa.
Aqueles que ainda têm dúvidas sobre o próximo pagamento podem consultar o aplicativo Caixa Tem ou se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para obter mais informações.