A área da Medicina possui um registro específico, que identifica cada profissional. O Conselho Regional de Medicina (CRM) corresponde, assim, ao sistema de registro responsável por cadastrar os médicos que concluíram a graduação.
Além disso, ele também funciona como uma autorização para cada profissional trabalhar. De maneira geral, o CRM médico é apresentado no carimbo utilizado nos receituários, e vem acompanhado do nome completo, como também da assinatura e da especialidade do profissional.
Os pacientes ainda podem identificar o CRM na placa de entrada de consultórios particulares, junto ao nome do especialista.
É importante destacar que, no caso de médicos especialistas, além do CRM há também o número do registro de qualificação de especialista (RQE), que é indispensável para quem concluiu uma residência e vai atuar em uma subespecialidade, como cardiologia, por exemplo.
O CRM apresenta seis números, que estão acompanhados da sigla do estado em que o médico foi registrado. Dessa forma, se o profissional é de São Paulo, por exemplo, o código será 000000/SP.
Como consultar o CRM?
A consulta ao CRM médico é realizada através do site do Conselho Federal de Medicina (CFM). Assim, ao acessar o portal, basta clicar na categoria “serviços” e em “busca por médicos”.
Será necessário preencher o máximo de informações possíveis para ampliar os resultados da busca. Serão solicitados o nome do médico, o estado em que atua ou foi cadastrado, o município, sua especialidade, sua área de atuação e o tipo de inscrição (principal, secundária, provisória).
Em relação ao tipo do CRM, quando os números terminam em P, por exemplo, trata-se de uma inscrição provisória. Agora, se forem seguidos de EME, identificam um estudante de medicina estrangeiro. Caso finalizem em 300, corresponde a um médico estrangeiro com visto provisório.
Há outra opção que é até mais simples para quem não sabe como consultar o CRM médico, basta realizar a busca diretamente no site do conselho regional onde o profissional foi cadastrado.