As perspectivas para o mercado de trabalho este ano são bastante promissoras, de acordo com o novo Guia Salarial 2024 da Robert Half. Segundo o guia, 55% das empresas brasileiras demonstram maior confiança, enquanto 54% têm planos de abrir novas vagas de emprego em 2024.
O Guia Salarial 2024 também informa que os segmentos onde há o maior número de contratações e devem seguir em alta são: Tecnologia, Energia, Agronegócio, Varejo, Saúde (incluindo farmacêuticas e operadoras de saúde) e Indústria (incluindo mineração e indústria B2B).
“A questão econômica é um forte fator local. Se mantivermos essa projeção de gastos fiscais controlados e taxas de juros em queda, a expectativa é que, na sequência, as empresas voltem a aumentar seus níveis de investimento. Isso nos coloca em um ciclo virtuoso muito positivo e tende a contribuir para uma redução ainda maior do desemprego, que já gira em torno de 3,5% entre os profissionais qualificados”, explica Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half América do Sul.
Profissões em alta em 2024
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mas há carreiras que prometem um bom desempenho em 2024. No mercado financeiro, os segmentos que lideram as contratações são: Meios De Pagamentos, Fintechs, Bancos de Investimentos, Fundos de Private Equity e Assets.
No caso das profissionais mais procurados, podemos citar: analista/especialista/diretor de crédito, analista/associate de m&a, analista/especialista/gerente contábil, RM private, especialista/gerente/diretor de compliance/controles internos.
A engenharia também pode oferecer bons salários e oportunidades este ano. Assim, os segmentos que lideram as contratações são: Agronegócio, Farmacêutica, Varejo, Mineração, Energia. Agora, os profissionais mais procurados: gerente de Supply Chain, gerente de projetos, gerente de produção, especialista de ESG.
A área de finanças e contabilidade também pode ser uma boa aposta. Estes são os segmentos que lideram as contratações: Varejo, Saúde, Agronegócio, Indústria B2B, Infraestrutura. Enquanto os profissionais mais procurados (todos os níveis): planejamento financeiro, controller, tesouraria/financeiro, contábil/fiscal, relações com investidor.