Os Correios divulgaram novas informações sobre o concurso público nacional da estatal. Dentre os detalhes revelados, está a oferta de vagas de nível médio e superior na seleção.
Os interessados na prova devem estar atentos pois o concurso terá dois editais. Um será para nível médio, referente ao cargo “agente de Correios”, e outro para nível superior, referente ao cargo “analista de Correios”.
Sobre a publicação dos documentos, ela está prevista para acontecer apenas em setembro. De acordo com os Correios, o edital de nível superior deve trazer vagas para as especialidades de advogado, assistente social, analista de sistemas e engenheiro.
Dessa forma, as vagas devem suprir necessidades apontadas por levantamentos da empresa. Quem está interessado em saber do número de vagas para os cargos, terá que aguardar novas informações, pois o número ainda será definido.
Calendário do concurso dos Correios
Para entender as próximas etapas da seleção, você pode conferir o calendário abaixo:
- Março a julho – durante esse período deve ocorrer o planejamento do certame e processo licitatório para contratação da empresa especializada;
- Agosto – será realizada a contratação da banca;
- Setembro – publicação do edital do concurso;
- Dezembro – início das contratações.
Segundo os Correios: “Realizar o concurso público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão da empresa, como medida de fortalecimento da estatal, que foi retirada da lista de privatizações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro dia de governo”.
A empresa também afirma que a realização do concurso foi discutida durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria que, inclusive, quase geraram uma paralisação dos Correios na véspera da Black Friday de 2023.