Os Correios possuem o serviço da Caixa Postal com o propósito de centralizar, em apenas um local, todas as suas correspondências e encomendas.
Assim, quem contrata esse serviço não precisa se preocupar em estar em casa no momento da entrega. Dessa forma, ele pode ser muito útil, principalmente, para pessoas que não costumam ficar em casa ou residem em um local de difícil acesso.
Quem utiliza esse recurso recebe suas correspondências através do aluguel de uma Caixa Postal. Assim, quando as encomendas chegam à Caixa Postal o assinante é notificado para retirar o objeto com uma chave.
Se quer contratar o serviço para pessoas físicas e jurídicas, saiba que ocorre a cobrança de taxas de manutenção. No entanto, o valor a ser pago diminui a partir da quantidade do tempo da locação, isto é, quanto maior o tempo de contrato menor será o valor pago pela locação.
Além disso, o preço considera o tipo de assinatura escolhida. Você também pode escolher o tamanho da Caixa Postal, conforme a sua demanda. Os tamanhos costumam ir de extrapequena (nesse caso, cabem apenas algumas cartas) à extragrande (cabem pacotes).
Onde fica a Caixa Postal dos Correios?
A Caixa Postal não representa um endereço físico, ou seja, ela é uma caixa de correspondência em uma unidade dos Correios. Dessa forma, ficam disponíveis para pessoas físicas e jurídicas (PJ) realizarem a assinatura.
Quem contrata o serviço pode escolher possuir um endereço alternativo, caso não queira receber as correspondências e encomendas em um endereço residencial ou em uma empresa.
Além disso, há o serviço da Caixa Postal para pessoas físicas e jurídicas e a Caixa Postal Comunitária, esta última atende quem mora em comunidades onde não há um endereço oficial, e é gratuita.
Para acessar o serviço é necessário que a comunidade possua população superior a 500 habitantes em uma área de 3 quilômetros em zona rural, e de 500 metros em área urbana.