Quem é Microempreendedor Individual terá até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional. Nela, o MEI vai declarar seu faturamento de 2023 à Receita Federal.
Ficar em dia com suas obrigações fiscais vai facilitar o acesso a linhas de crédito, como também a outros benefícios financeiros. Por isso, se não entregar a declaração dentro do prazo estabelecido, o MEI ficará sujeito a multas que podem comprometer o orçamento do seu empreendimento.
Assim, é indicado que você evite transtornos desnecessários e envie a declaração dentro do prazo estabelecido. Quando estiver preenchendo a declaração inclua os valores de todas as suas vendas e serviços prestados. Verifique se os dados estão completos e corretos para evitar problemas futuros.
Caso tenha contratado um funcionário, o MEI precisa observar se não ultrapassou o limite permitido para a categoria. Assim, é sempre importante ficar atento às regras trabalhistas e tributárias aplicáveis ao Microempreendedor Individual.
É importante ter em mente que o não cumprimento dessa obrigação pode deixar seu CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, irregular. Caso isso aconteça, o empreendedor poderá ter dificuldade para obter crédito em bancos, além de prejudicar a imagem do seu negócio para clientes e parceiros comerciais.
Passo a passo para entregar a declaração anual do MEI
É importante que você não deixe para fazer de última hora, garantindo a regularidade fiscal do seu negócio. O processo é simples, basta seguir os passos:
- Primeiro, acesse o Portal do Empreendedor do governo federal;
- Depois, selecione a opção “Declaração Anual de Faturamento – Dasn-Simei”;
- Agora, informe o CNPJ da sua empresa;
- Selecione entre “original” e “retificadora” e escolha “2023”;
- Informe os valores das atividades de comércio, indústria e serviços de transporte preenchendo o campo “valor da receita bruta total”,
- Por fim, termine o atendimento e imprima o comprovante, se desejar.