O programa Bolsa Família atende mais de 20 milhões de brasileiros em condições de pobreza ou miséria, garantindo o pagamento de uma renda básica de, pelo menos, R$ 600.
Recentemente, foi lançado o novo cartão Bolsa Família, que funciona como um cartão de saque para a retirada das parcelas do benefício. O programa realiza o depósito mensal dos valores, permitindo que o titular retire o dinheiro em lotéricas, agências da Caixa ou correspondentes.
O cartão Bolsa Família é vinculado ao titular do benefício e emitido pela Caixa Econômica Federal. Com o novo cartão do Bolsa Família, instituído em 2023, além do saque das parcelas é possível realizar compras e transferências via Whatsapp.
Para receber o cartão é necessário ser contemplado pelo programa, que atende cidadãos em situação de pobreza e extrema pobreza. A principal regra para a participação no Bolsa Família continua relacionada a renda mensal por pessoa da família.
Assim, há uma soma dos valores recebidos por cada pessoa da família, e o valor é dividido pelo número de integrantes da casa. Dessa forma, o valor da renda familiar mensal deve ser de, no máximo, R$218 por pessoa.
Como desbloquear o cartão do Bolsa Família?
O processo para desbloquear o seu cartão Bolsa Família é bem simples, será preciso utilizar o NIS, Número de Identificação Social, e informar seus documentos de identificação. Confira o passo a passo para desbloquear o seu cartão:
- Ligue para o 0800 726 0207;
- Tecle 5 (opção Cartão Social e senha do Cartão Social);
- Tecle 2 (opção Desbloqueio do Cartão Social, cadastramento ou recadastramento de senha);
- Por fim, vá até uma lotérica ou agência da Caixa Econômica levando seu documento de identidade para finalizar a solicitação.