Possuir uma conta no Gov.br é necessário para acessar diversos serviços do Governo Federal, como a Carteira de Trabalho Digital, por exemplo. O login unificado utiliza o número do CPF e, para fazer o cadastro, você pode escolher entre o celular ou o computador.
O método considerado pelo próprio Gov.br como o melhor e mais seguro para fazer o cadastro é utilizando o celular, por meio do reconhecimento facial. Para isso, siga o passo a passo:
- Abra o aplicativo Gov.br (disponível para celulares Android e iOS);
- Informe o CPF para avançar;
- Aceite os termos;
- Clique em “Fazer reconhecimento facial”;
- Nesse momento, aponte a câmera para o rosto e aguarde;
- Confirme o CPF e nome completo;
- Escolha entre o e-mail ou celular para verificar a conta;
- Informe uma senha e salve.
Como criar um conta no Gov.br pelo Internet Banking
Você também pode criar uma conta através do Internet Banking. É recomendável fazer esse processo por meio do computador:
- Primeiro, Entre em sso.acesso.gov.br;
- Agora, selecione “Login com seu banco”;
- Escolha um dos bancos credenciados;
- Faça o processo de login na página do banco;
- Volte ao gov.br e confirme os dados cadastrais;
- Insira um e-mail ou número de telefone celular;
- Informe o código de verificação recebido;
- Por último, escolha uma senha e salve as opções.
Também é possível fazer o processo pelo computador com dados pessoais. No entanto, isso gera uma conta com nível de segurança baixo, assim, talvez seja necessário atualizá-la no futuro. Siga o passo a passo:
- Acesse o sso.acesso.gov.br;
- Informe o CPF e clique em “Continuar”;
- Aceite os termos e avance;
- Preencha o formulário com dados como nome da mãe e data de nascimento;
- Informe um e-mail ou número de telefone celular;
- Digite o código de verificação recebido;
- Por último, escolha uma senha e finalize o cadastro.