O pagamento do Bolsa Família é realizado mensalmente para as famílias contempladas pelo programa social, desde que atendam aos critérios do benefício.
Dessa forma, é necessário cumprir os requisitos para entrar no programa, onde a principal regra está relacionada a renda familiar mensal. Assim, é estabelecido que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês para ter direito ao Bolsa Família.
No caso das famílias que já estão no programa, se tiverem um aumento na renda serão atendidas pela Regra de Proteção do Programa Bolsa Família. Assim, a família pode aumentar a renda em até meio salário mínimo por pessoa, sem perder o direito ao benefício imediatamente.
Dessa forma, caso a família atenda ao critério de renda para ser contemplada pelo benefício ela poderá receber os pagamentos. É importante esclarecer que não há nenhuma regra que impeça a utilização de cartões de crédito por beneficiários do Bolsa Família.
O que vai definir a entrada e permanência da família no benefício é a renda mensal e a inscrição no Cadastro Único, que deve ser feita para a entrada no programa, e atualizada para continuar no benefício.
Calendário de pagamento do Bolsa Família em abril
- Beneficiários com o final do NIS: 1 – 17 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 2 – 18 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 3 – 19 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 4 – 22 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 5 – 23 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 6 – 24 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 7 – 25 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 8 – 26 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 9 – 29 de abril
- Beneficiários com o final do NIS: 0 – 30 de abril