Você costuma carregar o celular através de um cabo USB conectado ao notebook? Se faz isso talvez já tenha pensado sobre a possibilidade dessa prática causar prejuízos para a bateria do celular, ou até mesmo para os aparelhos envolvidos.
É importante compreender que o procedimento de carregar o celular no notebook por cabo USB possui muitas variantes, como as versões desta conexão de periféricos, além da quantidade de dispositivos que dividem a corrente elétrica.
Dessa forma, é possível afirmar que a bateria dos smartphones é carregada de maneira mais segura pelas tomadas da energia, pois estas, de maneira geral, fornecem uma corrente elétrica de 1.000 mA, que é constante e voltada para o processo de recarga.
Carregar um celular através do cabo conectado ao PC pode prejudicar a bateria?
É preciso considerar que todo computador necessita de certa quantidade de corrente elétrica para o funcionamento dos seus componentes, além de alimentar constantemente o mouse, teclado, dentre outros dispositivos.
Assim, quanto mais dispositivos estiverem conectados pelas vias de conexões USB do computador, menor será a taxa de corrente elétrica enviada para a recarga da bateria do celular.
Dessa forma, você deve observar que enquanto uma tomada comum fornece a alimentação elétrica de forma constante em quantidade maior, o que reduz o tempo do carregamento da bateria, a conexão USB envia uma taxa de energia menor, que poderá ser instável, aumentando o tempo para fazer uma recarga.
Assim, carregar via USB pode ser ideal para os usuários que não se preocupam em carregar a bateria do celular de forma rápida.
Contudo, o processo de recarga da bateria dos smartphones gera um aumento de temperatura no aparelho e na bateria, e este fenômeno é um dos grandes responsáveis pela redução da vida útil de ambos.
Considerando esse fator, há uma desvantagem no processo de recarregar celulares pelo cabo USB conectado ao computador, ou seja, o desgaste que a bateria e os componentes do celular sofrem nesse processo.