Milhões de brasileiros já podem comemorar! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta última terça-feira (24) o pagamento dos benefícios para o mês de setembro. A boa notícia é que mais de 40 milhões de pessoas serão contempladas, recebendo valores que variam entre o salário mínimo (R$ 1.412,00) e o teto do benefício (R$ 7.786,02).
Como funciona o calendário de pagamentos?
O INSS organiza o pagamento dos benefícios de acordo com o número final do benefício e o valor recebido. Inicialmente, os pagamentos são direcionados aos beneficiários que recebem até um salário mínimo. Após essa fase, os demais beneficiários, com valores acima do piso, recebem seus pagamentos de acordo com o número final do benefício.
Importante: O calendário de pagamentos pode sofrer alterações em caso de feriados ou outros imprevistos.
Como consultar a data do pagamento?
Para verificar a data exata do seu pagamento, o INSS disponibiliza o aplicativo “Meu INSS”. Através do aplicativo, você pode consultar o extrato de pagamentos e conferir a data em que o benefício será creditado em sua conta.
Passo a passo para consultar o pagamento:
- Acesse o aplicativo Meu INSS: Faça login com suas credenciais.
- Acesse a opção “Extratos”.
- Selecione “Extrato de pagamentos”.
- Escolha o mês de setembro.
O que fazer se o benefício não for pago?
Caso você não receba o benefício na data prevista, entre em contato com o INSS para verificar o motivo do atraso. Você pode realizar o contato através do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 ou presencialmente em uma agência do INSS.