Os Correios oferecem a Caixa Postal para centralizar, em apenas um local, todas as suas correspondências, como também as suas encomendas. Dessa forma, o serviço pode ser bastante útil para muitas pessoas, principalmente, para as que não costumam ficar em casa ou residem em um local de difícil acesso.
É importante esclarecer que a Caixa Postal não representa um endereço físico. Ela é uma caixa de correspondência em uma unidade dos Correios, assim, ficam disponíveis para pessoas físicas e jurídicas (PJ) realizarem a assinatura.
Dessa forma, a pessoa pode escolher possuir um endereço alternativo, caso não queira receber as correspondências e encomendas em um endereço residencial ou em uma empresa. Assim, há o serviço da Caixa Postal para pessoas físicas e jurídicas e a Caixa Postal Comunitária. Esta última, atende pessoas que moram em comunidades onde não há um endereço oficial, e é gratuita.
É necessário que a comunidade possua população superior a 500 habitantes em uma área de 3 quilômetros em zona rural, e de 500 metros em área urbana. É importante destacar que os objetos que chegam à Caixa Postal ficam armazenados por 15 dias e, se não forem retirados dentro desse prazo, retornam para o remetente.
Como funciona a Caixa Postal?
É possível receber suas correspondências através do aluguel de uma Caixa Postal. Quando os objetos chegam à Caixa Postal o assinante é notificado para retirar a encomenda com uma chave.
Se deseja utilizar o serviço para pessoas físicas e jurídicas, saiba que ocorre a cobrança de taxas de manutenção. Contudo, o valor a ser pago diminui a partir da quantidade do tempo da locação. Por isso, quanto maior o tempo de contrato, menor será o valor pago pela locação.
Assim, você deve entender que o preço depende do tipo de assinatura escolhida. Além disso, também será possível escolher o tamanho da Caixa Postal, conforme a sua demanda. Os tamanhos costumam ir de extrapequena (quando cabem algumas cartas) à extragrande (nesse caso, cabem pacotes).