Os beneficiários do Bolsa Família podem contar com um alívio financeiro extra em 2023. O programa, que já é o maior de transferência de renda no Brasil, inclui adicionais e valores extraordinários em situações específicas, e neste ano, os inscritos no estado que atendem a determinados requisitos receberão o 13º salário.
Desde 2019, o 13º salário do Bolsa Família tem sido uma questão de incerteza. Naquele ano, o pagamento extra foi realizado em todo o país, mas a medida não foi repetida em 2020, 2021 e 2023 pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), devido ao impacto financeiro nos cofres públicos.
Afinal, qual é o único estado a receber o 13º no Bolsa Família?
Entretanto, Pernambuco decidiu manter esse benefício adicional. Para ser elegível ao 13º salário do Bolsa Família em 2023, os beneficiários devem residir no estado, não ter emprego formal e ter recebido o Bolsa Família por pelo menos seis meses ao longo do ano. Além disso, é crucial que as informações estejam atualizadas no Cadastro Único.
Assim, com um valor extra de R$ 150, essa medida proporciona um respiro financeiro para as famílias pernambucanas que se enquadram nas condições estabelecidas. A iniciativa demonstra o esforço do estado em manter um suporte adicional em tempos de dificuldade econômica, reforçando a importância da manutenção de políticas sociais voltadas para a população mais vulnerável.