O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a antecipação e unificação do saque do Bolsa Família para beneficiários das cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Portanto, todos os beneficiários dessas regiões receberão o pagamento no primeiro dia do calendário, independentemente do Número de Identificação Social (NIS). Em maio, essa data será no dia 17.
Além da antecipação, o MDS facilitará o saque do Bolsa Família para aqueles que perderam cartão ou documento, permitindo que o benefício seja retirado mediante a apresentação de uma Declaração Especial de Pagamento fornecida pela prefeitura local.
O ministério também prorrogou o prazo para atualização cadastral das famílias afetadas, estendendo as repercussões nos benefícios para quem está nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.
Bolsa Família também terá outros complementos
O Governo do Rio Grande do Sul solicitou apoio financeiro ao MDS para auxiliar a população impactada. O ministério confirmou que está em contato com as autoridades locais para planejar a distribuição de cestas de alimentos e outras formas de assistência social aos municípios atingidos pela calamidade.
A antecipação do pagamento do Bolsa Família será aplicada exclusivamente aos beneficiários das cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas. O objetivo é garantir o acesso ao benefício em um momento de extrema necessidade para as famílias impactadas pelo desastre climático.
Desastre climático no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul enfrenta um dos piores desastres climáticos de sua história, com tempestades que resultaram em 29 mortes, 60 desaparecidos e cerca de 70 mil pessoas afetadas por enchentes, alagamentos, enxurradas e ventos fortes. Assim, o número de desalojados chegou a 10.242, enquanto os desabrigados totalizam 4.645, precisando buscar abrigo público ou em entidades assistenciais.
Uma parte da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, localizada na bacia do Rio Taquari-Antas, se rompeu, aumentando o nível do rio e ameaçando as cidades abaixo do rompimento. Contudo, a Defesa Civil orientou os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado a deixarem as áreas de risco e procurarem abrigo em locais seguros.
Por fim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros visitaram o Estado no dia 2 de maio, garantindo que não faltarão recursos do governo federal para ajudar a população e na reconstrução dos municípios gaúchos devastados pelas tempestades.